Gestão

A característica fundamental de uma Escola Waldorf é a autoadministração, compartilhada entre professores, colaboradores e pais – o que chamamos de Comunidade Escolar.

A Associação é a entidade que representa juridicamente a escola, é a “empregadora”, que paga os salários, impostos, cuida da manutenção, e assim a escola vive economicamente. Todos os recursos captados são integralmente aplicados na própria instituição.

 

A mantenedora de nossa escola é a Associação Brasilis, uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por pais, professores e amigos. É responsável por administrar os recursos financeiros e garantir que todas as atividades pedagógicas da escola estejam alinhadas aos princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf.

Com essa finalidade, também promove atividades como bazares, palestras, cursos e festas, eventos que contribuam para divulgar as ideias de Rudolf Steiner.

ratados, sempre com aval do Conselho Pedagógico da escola.

Conselho Gestor

É um órgão colegiado composto pelos membros representantes da diretoria da associação, do conselho pedagógico, do conselho de pais, das comissões e do colaborador contratado como administrador da escola.

Esse grupo é responsável pela gestão da escola, normatizando reciprocamente direitos e deveres, mediante normas e procedimentos que regulamentam o funcionamento e a convivência social. Sua tarefa consiste ainda, em detectar, canalizar e suprir as necessidades da Instituição e de seus integrantes.

Conselho Pedagógico

Composto exclusivamente por professores, membros do corpo docente, indicados pela Conferência Pedagógica, por eleição sociocrática e, pertencentes aos diferentes níveis de ensino atendidos pelo Colégio (Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental), para deliberar sobre questões pedagógicas, tais como: metas e objetivos; avaliação do corpo docente e de resultados; encaminhamento de críticas e sugestões; contratação/demissão de professores; etc.

Conselho de Pais

É um órgão colegiado composto pelos pais dos alunos do Colégio Brasilis que tem por finalidade debater e avaliar questões de interesse da escola, sejam elas pedagógicas ou administrativas; encaminhar críticas e sugestões de natureza pedagógica e administrativa, com vistas a qualificar o processo de formação da Associação e, por conseguinte, dos alunos; estimular a integração social da comunidade, em festividades, debates, encontros e palestras; promover e divulgar a pedagogia Waldorf, com a finalidade de obter apoio da comunidade escolar para as iniciativas da Associação. Eles têm consciência de que a escola lhes pertence (embora não juridicamente) e que cada um deve contribuir, conforme seu tempo e suas capacidades, para o perfeito funcionamento da “sua” escola.”

Todos os pais são bem-vindos neste Conselho.